Os antibióticos betalactâmicos – derivados da penicilina, cefalosporinas, monobactâmicos, carbapenêmicos e inibidores da beta-lactamase – são atualmente os antimicrobianos mais prescritos mundialmente como tratamento de primeira linha para o controle de uma ampla variedade de infecções.

Atualmente as penicilinas são os antimicrobianos que respondem pela maioria dos rótulos de alergia a antibióticos. “Em geral, os medicamentos que mais frequentemente produzem reações alérgicas na população adulta são as penicilinas e os anti-inflamatórios não esteroides. Nas crianças, as penicilinas ocupam a primeira posição”aponta o Dra. Nancy Ortega, presidente do Comitê de Alergia a Medicamentos da SEAIC.

No entanto, os rótulos de alergia para penicilinas ou antibióticos beta-lactâmicos superestimam as verdadeiras reações de hipersensibilidade a esses antibióticos entre a população. “Na verdade, entre 70% e mais de 95% dos pacientes rotulados como alérgicos à penicilina não são realmente alérgicos a essas drogas”explique Dra. Esther Moreno, membro do Comitê de Alergia a Medicamentos da SEAIC.

O rótulo de alergia a penicilinas ou outros antibióticos beta-lactâmicos é uma circunstância clínica que influencia a prescrição de antimicrobianos e muitas vezes leva ao uso de medicamentos menos eficazes e/ou mais tóxicos ou caros. Nesse sentido, o Dr. Moreno alerta que “Agentes antimicrobianos de segunda linha estão associados a um risco aumentado de infecção. Pacientes rotulados como alérgicos à penicilina apresentam risco aumentado de Clostridium difficile e infecções causadas por microrganismos resistentes a antimicrobianos”.

De fato, a rotulagem de alergia à penicilina tem sido associada a hospitalização prolongada, maior taxa de readmissão, maiores custos hospitalares e/ou mortalidade, de acordo com vários grandes estudos de coorte de pacientes hospitalizados. “A otimização da terapia antimicrobiana em pacientes com alergia a antibióticos tornou-se uma das prioridades dos programas de gestão antimicrobiana (PROA) em vários países”destaca o especialista.

Como identificar pacientes erroneamente rotulados como alérgicos a antibióticos beta-lactâmicos

O primeiro passo no manejo de pacientes rotulados como alérgicos a antibióticos beta-lactâmicos deve ser identificar aqueles rotulados erroneamente devido a reações adversas não imunomediadas. “O O padrão-ouro para desmarcar um paciente com penicilina ou outro rótulo de alergia beta-lactâmico é realizar um estudo completo de alergia, incluindo testes cutâneos e testes de exposição controlada com o antibiótico implicado ou alternativas relacionadas.”, explica o Dr. Moreno.

O estudo alergológico permitirá na maioria dos casos descartar a alergia e eliminar definitivamente esse rótulo. “Nos pacientes em que a alergia é confirmada, o estudo de reatividade cruzada permitirá o uso de medicamentos alternativos em um percentual significativo de pacientes. Tudo isso contribuirá para melhorar a seleção do tratamento antibiótico e melhorar os resultados clínicos desses pacientes quando necessitam de antibioticoterapia”termina.

O diagnóstico correto da alergia medicamentosa é muito importante, pois, em geral, o uso de medicamentos alternativos pode trazer diversas consequências prejudiciais à saúde do paciente. “Aumento da falha terapêutica, aparecimento de efeitos colaterais desnecessários, aumento da prevalência de infecções resistentes a antibióticos, crescimento dos gastos, pois medicamentos alternativos tendem a ter um custo maior, e maior tempo de internação são as principais sequelas”destaca o Dr. Ortega.

Aumento das reações adversas a outros medicamentos

A maioria das reações adversas a medicamentos não se deve a mecanismos imunológicos e está mais relacionada aos efeitos farmacológicos conhecidos do medicamento. Portanto, a maioria é previsível. Esses tipos de reações são os mais frequentes e correspondem a 70% – 80% de todas as reações adversas.

No entanto, nos últimos anos houve um aumento de reações adversas com medicamentos utilizados para o tratamento de câncer e doenças inflamatórias crônicas. Isso se deve principalmente ao fato de que novos avanços nesse campo da medicina ampliaram seu arsenal terapêutico. Atualmente, o tratamento não se limita apenas à quimioterapia, mas também são utilizados medicamentos biológicos.

Nesse sentido, é mais importante, se possível, fazer um diagnóstico o mais adequado e preciso possível sobre a causa dessas reações adversas. “Às vezes é necessário ir mais longe e, apesar de chegar ao diagnóstico de alergia ao medicamento, é necessário realizar uma dessensibilização ou indução de tolerância ao referido medicamento para poder administrá-lo novamente”explica o Dr. Ortega.