É um distúrbio benigno que geralmente ocorre nas extremidades superiores, embora também possa afetar a cabeça ou a voz. É o tipo mais comum de tremor.

De acordo com Sociedade Espanhola de Medicina de Família e Comunidade sua causa é desconhecida, mas com influência do fator hereditário, já que em metade dos casos há outros familiares com o mesmo problema. Não existe um teste específico para diagnosticar o tremor essencial, mas os especialistas recomendam consulte um médico para descartar outras causas (hipertireoidismo ou certos medicamentos podem causar tremores, por exemplo). Da mesma forma, é muito comum associar esse distúrbio à doença de Parkinson e, de fato, os sintomas motores são as principais manifestações desta última. No entanto, o fato de um paciente sofrer de tremores não significa que ele sofra de Parkinson.

Como reconhecê-lo

Estamos diante de um movimento involuntário semelhante a tremor que geralmente aparece quando uma postura é mantida ou quando um movimento é feito (escrever, segurar um copo, colocar maquiagem ou usar talheres para comer). Melhora ou desaparece com o repouso. Geralmente afeta as mãos, mas também pode afetar a cabeça, a voz e as pernas.

Alguns conselhos:

  • Em primeiro lugar, mantenha o tranqüilidade porque, embora o tremor seja aparente, geralmente não afeta as atividades diárias e não altera de forma alguma as habilidades mentais.
  • Existem tratamentos que podem melhorar os sintomas, bem como ferramentas que podem ajudar a controlá-los: Pulseiras com pesos, copos com pesos, adaptadores para talheres e material de escrita…
  • Excitadores como café ou chá podem aumentar o tremor, por isso não é recomendado tomá-los. O álcool pode diminuir temporariamente o tremor, mas tem pouco efeito e depois retorna e pode aumentar.
  • pode ser testado técnicas de relaxamento para controlar o estresse e melhorar o tremor.

É necessário tratá-lo?

Hoje não há tratamento que pare a progressão do tremor essencial ou possa curá-lo e por outro lado, muitos pacientes não precisarão, pois os sintomas não interferem em sua vida diária. Claro que, apesar de ser um distúrbio benigno, deve-se ter em mente que pode piorar com o passar dos anos.

A decisão de iniciar o tratamento dependerá então da intensidade dos sintomas e da incapacidade funcional que o distúrbio causa no paciente. Se necessário, podem ser administrados antiepilépticos, anticonvulsivantes e psicotrópicos com efeito levemente sedativo ou relaxante para reduzir a gravidade dos sintomas e melhorar o funcionamento do aparelho locomotor.